Para início de história é necessário entender que o instagram não é apenas uma plataforma
Para entretenimento e fotos bonitas, mas também uma ferramenta de negócio muito forte.
O instagram como ferramenta de negócios permite-nos fazer anúncios em formato de fotos, vídeos, carrossel e colecção.
Vamos supor que a sua empresa, já está no mercado a algum tempo e com o andar do tempo, esta mesma empresa começa a perder visibilidade, porque os seus consumidores e potenciais clientes,
Já não se dão ao tempo de consumir a mídia convencional ( televisão e jornal ), mas os mesmos estão o tempo inteiro nas redes sociais ( youtube, facebook, instagram, linkedin, etc…), nesse caso a sua empresa precisa sentar, e fazer uma análise de onde investir. Para este artigo iremos nos focar no instagram ads que é uma ferramenta que vem crescendo com muita força ao longo dos anos e, precisamos dar a ela a devida atenção.
Por tanto o que são anúncios no instagram?
Como já havia sido dito inicialmente, o instagram permite-nos anunciar em diversos formatos nomeadamente:
• Fotos;
• Vídeos;
• Carrossel e;
• Colecção.
Tendo esses formatos em suas mãos, as empresas podem investir cada vez mais em um contacto directo, com os seus clientes e também com os seus potenciais clientes.
Se a empresa tiver esses anúncios em funcionamento os usuários, podem dar feedbacks sobre o anúncio, caso não desejarem ver, os usuários pode ocultar o anúncio clicando em “Patrocinado” na parte superior direita do anúncio e, depois, em “Ocultar isso”. Em seguida, o aplicativo fornecerá algumas opções para que o usuário justifique a escolha.
Esse feedback é importante para melhorar o algoritimo do aplicativo de modo que, no futuro, ele saiba reconhecer e segmentar cada vez melhor os anúncios mais relevantes para cada usuário.
Porquê as empresas devem anunciar no instagram?
Quando anunciamos no instagram, podemos ganhar muitas vantagens sobre os nossos concorrentes,
Ao anunciar no instagram podemos ganhar mais visibilidade, mais cliques para o site da empresa, aumento de vendas, incentivo para que o usuário instale o aplicativo e muito mais.

Mas a pergunta que não quer calar, mais porquê o instagram?
Desde 2016, a rede de compartilhamento de fotos e vídeo vem crescendo, a cada ano, cerca de 200 milhões de usuários activos mensais. Em 2018, esse número alcançou a incrível marca de 1 bilhão de usuários! Tendo em conta esta estatística, não existem razões, para ficar fora do instagram como empresa.
Quem pode anunciar no instagram?
No início do instagram, apenas grandes empresa, de marcas renomadas podiam anunciar lá, para atingir o seu público-alvo, mas nos últimos anos essa realidade mundou, assim deste setembro de 2015, a exclusividade das grandes empresas terminou, desde modo pequenas e medias empresas também ganharam o direito de poder anunciar na plataforma.
Tendo essa abertura para as pequenas e medias empresas, é essencial que as mesmas façam anúncios criativos para poderem fazer frente as grandes lideres de mercado.
O que é necessário para usar o instagram Ads?
Para fazer anúncios no instagram Ads, é preciso ter um perfil da sua empresa no instagram para fazer uma publicidade na rede, mas é necessário ter uma conta no Facebook para a criação de anúncios por meio da ferramenta Gerenciador de Anúncios.
Quais são os tipos de anúncio que existem?
Até o preciso momento existem 5 tipos de anúncio nomeadamente:
1. Imagem única;
2. Carrossel;
3. Vídeo único;
4. Apresentação multimédia (não disponível para Stories);
5. coleção (não disponível para Stories).
Gostou deste artigo? Faça o seu comentário e se tiver alguma pergunta fique a vontade.